Secretários da região debatem em Itabuna prioridades para saúde
Os secretários de saúde dos municípios da microrregião de Itabuna discutiram o retorno da gestão plena, que deve ser concluída nos próximos meses; melhorias na rede básica e da utilização dos procedimentos contratados juntos aos prestadores, ações para superar o subfinanciamento do Sistema Única de Saúde (SUS) e medidas para reduzir a procura pela média e alta complexidade com objetivo de facilitar o acesso de quem realmente precisa dos serviços.
Essas questões foram abordadas durante reunião do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS-BA) que destacou a importância dos gestores construírem uma rede de atenção básica forte para que os leitos em Itabuna não sejam ocupados por quem pode ser atendido no município de origem.
Os secretários de saúde destacaram que os municípios precisam de mais recursos da União para estruturar os serviços. Eles reconheceram o esforço que o prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, está fazendo para melhorar o atendimento e disseram que é fundamental a criação de um grupo de acompanhamento da volta da gestão – integrado por secretários de saúde.
A vice-presidente do COSEMS e secretária de Saúde de Itacaré, Stela dos Santos Souza, defendeu que a relação deve ser de harmonia entre os municípios, que nos últimos anos sofreram com queda na qualidade dos serviços. “Precisamos que Itabuna volte a ser polo de saúde e que nossa população possa contar com atendimento digno”.
Durante a reunião, os secretários de saúde falaram de suas expectativas para o retorno da gestão plena e sobre as medidas que estão adotando para facilitar o acesso aos serviços em seus municípios. Além de Itabuna e Itacaré, participaram da reunião os representantes de Almadina, Buerarema, Camacan, Coaraci, Floresta Azul, Ibicaraí, Itapé, Itajuípe, Santa Cruz da Vitória, Gongogi e Pau Brasil.